Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vinhedo (SP) fará revisão do eleitorado com captação biométrica

    A partir de 14 de março, os mais de 50 mil eleitores do município de Vinhedo deverão obrigatoriamente comparecer à Central de Atendimento para que seus dados sejam revisados e também sejam coletadas as suas digitais. A Central de Atendimento Biométrico, que será inaugurada no dia 13 de março, fica no Centro Cultural Central, rua Monteiro de Barros, 101, esquina com a rua Luiz Paffaro, centro. O horário de atendimento será das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

    Para a revisão do cadastro, o eleitor de Vinhedo deve levar documento de identificação com foto, título eleitoral e comprovante de residência emitido entre 14 de março e 14 de dezembro de 2012. O cidadão será fotografado e terá coletadas as impressões digitais dos dedos das mãos. O prazo para o recadastramento termina dia 30 de agosto. Os eleitores que não comparecerem terão o título cancelado.

    O eleitor com o título cancelado não pode obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, inscrever-se em concurso público, participar de concorrência pública, obter empréstimo em bancos oficiais, entre outros impedimentos.

    Estão previstas ainda para 2013 as revisões, com a incorporação de dados biométricos, dos eleitorados de Águas de São Pedro, Analândia, Corumbataí, Embu das Artes, Ipeúna, Itirapina, Louveira, São Pedro, Santa Gertrudes e Santa Maria da Serra. Nas eleições gerais de 2014, os eleitores desses municípios serão identificados pela biometria.

    Vinhedo, Louveira, Analândia e Águas de São Pedro já tinham solicitação para a revisão de seu eleitorado, então aproveita-se a oportunidade para a captação das digitais dos eleitores. Os outros municípios reúnem a estrutura necessária técnica e pessoal para a implantação da biometria.

    Desde 2009, a Justiça Eleitoral realiza gradativamente o recadastramento biométrico nos municípios de São Paulo. Nuporanga foi, em 2010, o primeiro município paulista a ter eleições biométricas. Em 2012, Sales de Oliveira, Itupeva e Jundiaí também utilizaram as novas urnas com identificação por biometria. São mais de 300 mil eleitores paulistas que já experimentaram a segurança na identificação oferecida pela biometria.

    Confira as resoluções n os 266/2013 e 267/2013 que determinam a revisão do eleitorado em Vinhedo.

    Assessoria de Comunicação Social

    • Publicações1932
    • Seguidores284655
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vinhedo-sp-fara-revisao-do-eleitorado-com-captacao-biometrica/100362973

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)