Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-SP mantém condenação a eleitor que danificou urna eletrônica

    Na sessão de julgamento desta quarta-feira (13), os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) mantiveram a sentença do juiz da 349ª Zona Eleitoral – Jaçanã – e condenaram por crime eleitor que, no 1º turno das Eleições 2012, danificou uma urna eletrônica no momento da votação. A decisão foi unânime.

    Segundo o julgamento, Hélio Cardoso da Silva compareceu à seção eleitoral em que é cadastrado no dia 7 de outubro e, após ser habilitado a votar, desferiu, por sua própria vontade, golpe no visor da urna eletrônica utilizando uma ferramenta, danificando-o. Ele foi preso preventivamente e solto por habeas corpus. A realização de perícia, que visava a comprovação de problemas psiquiátricos no réu, não foi realizada porque, desde então, ele não foi mais localizado. Para o Tribunal, só poderia ser comprovada sua insanidade e, portanto, sua inimputabilidade (impossibilidade de se atribuir responsabilidade criminal) mediante a realização da perícia.

    Os juízes do TRE-SP mantiveram a condenação de Silva por 5 anos de reclusão em regime aberto, sanção mínima prevista na legislação eleitoral.

    Segundo o art. 72, inciso III, da Lei 9.504/97, constituem crimes, puníveis com reclusão, de cinco a dez anos, “causar, propositadamente, dano físico ao equipamento usado na votação ou na totalização de votos ou a suas partes”.

    Da decisão, cabe recurso ao TSE.

    Processo nº 131-46

    Siga nosso twitter oficial @TRESPjusbr

    • Publicações1932
    • Seguidores284658
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações320
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-sp-mantem-condenacao-a-eleitor-que-danificou-urna-eletronica/209362761

    Informações relacionadas

    Tribunal Superior Eleitoral
    Notíciashá 15 anos

    Prefeito cassado por compra de votos é condenado por crime eleitoral

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    Recurso de ofício (reexame necessário) no processo penal e sua (in)validade. - Bruno Haddad Galvão

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)