Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRE e cartórios eleitorais do Estado não funcionarão nesta sexta-feira (11)

    A Secretaria do TRE, os cartórios eleitorais e postos de atendimento de todo o Estado não funcionarão nesta sexta-feira (11) devido ao feriado em comemoração ao Dia da Criação dos Cursos Jurídicos no Brasil, conforme a Lei nº 5.010/66.

    Os postos do Poupatempo funcionarão normalmente. Além disso, o eleitor que precisar da certidão de quitação eleitoral pode emiti-la pelo site, desde que esteja regular com a Justiça Eleitoral e não tenha multas.

    História

    Até a independência, em 1822, não era permitida a existência de escolas de ensino superior no Brasil. O ensino do Direito no país foi implementado pela Lei de 11 de agosto de 1827, que criou dois cursos de Direito, um em Olinda, outro em São Paulo. Antes disso, em tempos de Brasil Colônia, a elite brasileira formava-se em Coimbra, até hoje considerada a maior universidade brasileira fora do Brasil. Alguns historiadores defendem que o fato de todos os fundadores da pátria brasileira, como José Bonifácio de Andrada e Silva, terem estudado naquela instituição, garantiu que o Brasil se mantivesse um só país e não se desmembrasse em vários, como a colônia espanhola na América do Sul - onde cada elite formada nas universidades locais avançou para a formação do seu país.

    Mais informações:

    Central de Atendimento ao Eleitor: 148*

    *custo de ligação local em todo o Estado

    • Publicações1932
    • Seguidores284658
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-e-cartorios-eleitorais-do-estado-nao-funcionarao-nesta-sexta-feira-11/486892319

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)