Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Paciente que mora no hospital há quase 50 anos faz biometria em cartório da capital

    O eleitor Paulo Henrique Machado, que teve poliomielite (paralisia infantil) e mora desde um ano de idade no Hospital das Clinicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, fez sua biometria na tarde de sexta-feira (22), na 251ª Zona Eleitoral de São Paulo, localizada no bairro de Pinheiros. Paulo, que não pode se sentar e respira com ajuda de um aparelho, chegou ao cartório em uma unidade de UTI móvel. “Esse ano eu faço 50 anos e quis enfrentar isso, aceitar mais esse desafio”, disse.

    Para o atendimento, a Justiça Eleitoral montou um esquema especial. A equipe do cartório ampliou o corredor de acesso e deslocou uma mesa com kit biométrico completo para o local, tudo para possibilitar que o eleitor, mesmo sem deixar o leito e a posição horizontal, tivesse seus dados biométricos plenamente recolhidos.

    Paulo, agora eleitor da 79ª Seção (com acessibilidade) da Zona Eleitoral de Pinheiros, mostrou-se animado: “hoje eu soube pelo Facebook que era o primeiro dia da primavera. Deixar um pouco o hospital em um dia como este é fantástico”, disse.

    Com um ano de idade, Paulo foi diagnosticado com poliomielite e desde então sofre as consequências da doença, que tirou praticamente todos os seus movimentos e debilitou o funcionamento de órgãos vitais. Por conta das peculiaridades do caso, com perene necessidade de cuidados em unidade de tratamento intensivo, Paulo é considerado o paciente mais antigo do HC.

    Para quadros de saúde como o dele, o Código Eleitoral (art. 6º) faculta tanto o alistamento quanto o voto. Para Paulo, contudo, cidadão ativo e engajado – que também é jogador profissional de videogame, youtuber, blogueiro e está dirigindo um filme de animação apenas com personagens com mobilidade reduzida –, a biometria, o voto e a participação política eram apenas mais uma etapa a ser vencida em uma vida inteira de superações.

    Saiba mais

    Você pode saber mais sobre a história de Paulo clicando aqui.

    Para assistir a animação criada por Paulo, clique aqui.

    Biometria

    Para fazer a biometria, o eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE e comparecer ao cartório (consulte a sua Zona Eleitoral) ou Posto de Atendimento Eleitoral com documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver. Nas unidades do Poupatempo, o agendamento não é necessário. O atendimento nos cartórios eleitorais é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, exceto em Botucatu e Várzea Paulista, que é das 9 às 18 horas.

    Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

    • Publicações1932
    • Seguidores284655
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/paciente-que-mora-no-hospital-ha-quase-50-anos-faz-biometria-em-cartorio-da-capital/511625987

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)